Oleo Mineral Branco

OUTRAS DENOMINAÇÕES: Óleo Branco, Vaselina líquida, Parafina líquida, Petrolato líquido pesado.

ORIGEM: Produto derivado do Petróleo.

NOME QUÍMICO: Mistura complexa de hidrocarbonetos parafínicos e naftalênicos.

DENOMINAÇÕES ESTRANGEIRAS: White mineral oil.

botao-literatura

consulte-ficha

Sobre o petróleo

O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro. Ele é um composto formado de uma mistura de milhares de hidrocarbonetos e uma pequena quantidade de impurezas. Após a refinação do petróleo temos vários derivados dos quais é extraído o Óleo Mineral Branco.

Sobre o Óleo Mineral Branco

O princípio básico para a obtenção do Óleo Mineral Branco é a remoção dos compostos orgânicos tidos como impurezas, que se encontram presentes nos derivados do petróleo. As impurezas que são removidas neste processo são: insaturações (olefinas), enxofre, nitrogênio, oxigênio e hidrocarbonetos aromáticos. No Brasil são utilizados dois processos de obtenção do Óleo Mineral Branco: a Hidrogenação catalítica e o Tratamento ácido. O Óleo Mineral Branco é obtido em dois graus de qualidade: Grau Técnico e Grau Medicinal.

O Óleo Mineral Branco Medicinal deve apresentar as seguintes características: ser incolor, inodoro (quando frio), insípido, passar no teste de parafina sólida, entre outras especificações que se alteram de acordo com a literatura consultada.

Utilização do Óleo Mineral Branco

Na indústria alimentícia o Óleo Mineral Branco é utilizado como desmoldante de formas em panificação, fabricação de biscoitos, massas, chocolates, balas, lubrificação de máquinas.

O Óleo Mineral Branco Medicinal deve seguir os padrões especificados em Farmacopéias e podem ser usados com total segurança nas indústrias farmacêutica, cosmética e alimentícia. A este óleo podem ser adicionados antioxidantes para aumentar a sua estabilidade quando estocados.

Aplicação do Óleo Mineral Branco

O Óleo Mineral Branco Medicinal é muito versátil sendo utilizado em vários outros segmentos devido exatamente ao seu grau de pureza. Entre tantas aplicações podemos citar: farmacêutica, cosmética, alimentícia, veterinária, agropecuária, têxtil, lubrificantes, etc.

Comentários

A qualidade do Óleo Mineral Branco Medicinal é fundamental e está diretamente ligada a escolha da matéria-prima, do processo e das técnicas utilizadas na sua fabricação.

Óleos Vegetais

Óleos Animais