DSCN71991

OUTRAS DENOMINAÇÕES: Alcatrão de Nó de Pinho, Alcatrão de Pinho.

FAMÍLIA DA PLANTA: Pinaceae.

NOME BOTÂNICO DA PLANTA: Pinus elliotti ou Pinus pinaster.

DENOMINAÇÕES ESTRANGEIRAS: Pino negral, Pine, Piñeiro bravo, Knot Pine Pitch.

botao-literatura

consulte-ficha

Sobre o Alcatrão Vegetal

O Alcatrão Vegetal é obtido a partir da queima do carvão vegetal através de vários procedimentos que vão dos mais simples até os mais complexos sistemas de destilação. Da queima do carvão vegetal temos como resíduo uma fumaça e desta fumaça obtém-se o Alcatrão Vegetal.

O Alcatrão Vegetal apresenta-se como uma substância espessa, algumas vezes xaroposa de cor escura que varia do castanho ao negro, com forte odor característico.

Utilização do Alcatrão Vegetal

Uma das inúmeras aplicações do Alcatrão Vegetal é que podemos utilizá-lo como simulador de aroma de defumação. Sua utilização é muito vantajosa, pois substitui a utilização de produtos cancerígenos que normalmente são utilizados para este fim. O Alcatrão Vegetal pode ser utilizado na defumação de salgados, embutidos, carnes entre outros.

Aplicação do Alcatrão Vegetal

O Alcatrão Vegetal pode ser aplicado em várias finalidades, entre elas: uso veterinário, farmacêutico, indústria química, fabricação de espumas de poliuretano.

Entre seus efeitos podemos citar: anti-séptico, antiparasitária, anti-seborréico, germicida, antipruginoso, queratoplástico, protetor e repelente de insetos.

Comentários

O Alcatrão Vegetal é um produto com potencial de ser abundante no país, pois temos muita matéria-prima que é desperdiçada. Além de ser uma atividade lucrativa, o Alcatrão Vegetal é uma atividade ecologicamente correta já que o carvão vegetal é uma fonte de energia renovável.