Soja

OUTRAS DENOMINAÇÕES: Não foram encontradas outras denominações na literatura.

FAMÍLIA DA PLANTA: Leguminosa.

NOME BOTÂNICO DA PLANTA: Glycine Max, Soja max ou Glycine hispida.

DENOMINAÇÕES ESTRANGEIRAS: Soya, Teou, Daizu, Soia, Soybean.

botao-literatura

consulte-ficha

Sobre a Soja

A soja é originária da China e do Japão e conhecida há mais de cinco mil anos. Foi introduzida na Europa no século XVIII. No Brasil sua introdução data do final do século XIX, no estado da Bahia. Ainda hoje podemos descobrir novas utilizações para a soja, como a utilização da isoflavona na prevenção de doenças cardiovasculares. A soja e seus subprodutos também têm enorme importância para a balança comercial brasileira.

Sobre o Óleo de Soja

O Óleo de Soja é o mais consumido mundialmente e seu concorrente direto é o óleo de palma. No Brasil temos vários incentivos para a produção e comercialização do Óleo de Soja que pode ser produzido nas seguintes qualidades: bruto, refinado comestível, refinado industrial, lecitina. O Óleo de Soja Refinado apresenta-se como um óleo de cor levemente amarelado, límpido com odor e sabor suave característico.

Utilização do Óleo de Soja

O Óleo de Soja tem uma utilização alimentícia bastante diversificada: óleo de cozinha, tempero de saladas, produção de margarinas, gordura vegetal, maionese, entre outras. A vantagem do óleo de soja em relação a outros óleos deve-se ao seu baixo preço aliado à sua excelente qualidade.

Aplicação do Óleo de Soja

Além de ser muito utilizado na alimentação humana e na fabricação de produtos alimentícios, o Óleo de Soja tem várias outras aplicações dentre as quais podemos citar: cosmética, farmacêutica, alimentícia, veterinária, ração animal, industrial na produção de vernizes, tintas, plásticos, lubrificantes entre outros.

Comentários

Atualmente a Soja está em evidência devido à discussão sobre a utilização da soja transgênica que ainda gera muita controvérsia em torno da sua utilização. A soja apresenta-se como uma importante fonte de proteína, suas sementes contêm cerca de 40% de proteína, enquanto a carne de vaca e do peixe fornece apenas 18%.