canola

OUTRAS DENOMINAÇÕES: Óleo de Colza, Óleo Canadense.

FAMÍLIA DA PLANTA: Crucifera.

NOME BOTÂNICO DA PLANTA: Brassica campestris, Brassica napus.

DENOMINAÇÕES ESTRANGEIRAS: Rapeseed Oil, Colza, Kohlsaat, Canadian Oil, Polish Canola, Argentine Canola.

botao-literatura

consulte-ficha

Sobre a Canola

A Canola foi obtida através do melhoramento genético feito na Colza que apresenta em sua composição compostos tóxicos que inviabilizavam seu uso para fins alimentícios. O nome CANOLA vem do nome em inglês CANadian Oil Low Acid e só foi obtida em 1987.

Sobre o Óleo de Canola

Atualmente o Óleo de Canola é muito consumido no Canadá, onde ocupa 80% do mercado de óleos para salada e supre 25% do mercado mundial.

O rendimento da semente em óleo gira em torno de 40 a 45%. O Óleo de Canola apresenta-se como um óleo de cor amarelada com odor e sabor suave característico.

Utilização do Óleo de Canola

O Óleo de Canola vem aumentando sua participação no mercado, principalmente como óleo comestível. Isto devido a ele ser rico em gorduras insaturadas que ajudam a equilibrar o colesterol e apresentar baixo índice de gorduras saturadas que são consideradas as maiores inimigas do coração. O Óleo de Canola também auxilia na manutenção da pressão arterial.

Aplicação do Óleo de Canola

O Óleo de Canola pode ser utilizado em várias outras finalidades: cosmética, farmacêutica, ração animal, veterinário, industrial, entre outras. O Óleo de Canola pode substituir com vantagens os outros óleos vegetais como: soja, milho, girassol e algodão.

Comentários

Para podermos aumentar a participação do Óleo de Canola no mercado, precisamos incentivar a plantação e diminuir os custos de produção, pois o Óleo de Canola é muito saudável e merece ganhar mais espaço em nossas vidas.