castanha

OUTRAS DENOMINAÇÕES: Óleo de Castanha do Pará, Óleo de Castanha da Amazônia, Óleo de Castanha.

FAMÍLIA DA PLANTA: Lecythidaceae

NOME BOTÂNICO DA PLANTA: Bertholletia excelsia ou excelsa, Nobilis.

DENOMINAÇÕES ESTRANGEIRAS: Brazil Nut Oil, Huile de Noix du Brasil, Aceite de Nuez de Brasil, Noce Del Brasile, entre outras.

botao-literatura

consulte-ficha

Sobre a Castanha

A Castanha é originária da região amazônica. No Brasil ocorre nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Roraima e Rondônia e em boa parte do Maranhão, Tocantis e Mato Grosso. O fruto da Castanha se chama ouriço que contém de 15 a 24 sementes que são as Amêndoas da Castanha.

Sobre o óleo de Castanha do Brasil

O Óleo de Castanha do Brasil é obtido por processo de prensagem a frio de onde se obtém um óleo fino e valioso de altíssima qualidade e elevado valor comercial. Apresenta-se como um óleo de cor amarelo claro, odor e sabor característicos.

Utilização do óleo de Castanha do Brasil

A Castanha é muito apreciada como aperitivo, depois de desidratada, e também entra na composição de biscoitos, farinha, paçoca, além do óleo.

O Óleo de Castanha substitui com vantagens o Azeite de Oliva, por seu sabor suave e agradável. Apresenta também uma excelente composição de ácidos graxos essenciais e fornece substancial teor de proteínas, lipídios e vitaminas que o torna excelente fonte nutricional.

Aplicação do óleo de Castanha do Brasil

O Óleo de Castanha do Brasil é delicioso quando usado em receitas culinárias, bem como saladas e refogados. Este óleo apresenta propriedades emolientes, hidratantes e lubrificantes sendo muito utilizado como matéria-prima na fabricação de produtos cosméticos, farmacêuticos, alimentícios, sabonetes finos, entre outros.

Comentários

A Castanha do Brasil está intimamente ligada a cultura das populações tradicionais da Amazônia. Seus produtos e subprodutos são utilizados há várias gerações como fonte de alimentação e renda. Apresenta grande importância econômica para a região pois o extrativismo proporciona melhores condições de sobrevivência além de ajudar a preservar a floresta.