mamona

OUTRAS DENOMINAÇÕES: Óleo de Rícino Desidratado.

FAMÍLIA DA PLANTA: Euforbiácea.

NOME BOTÂNICO DA PLANTA: Ricinus communis.

DENOMINAÇÕES ESTRANGEIRAS: Castor Oil, Rícino, Ricinus, Ricin, Tartago.

botao-literatura

consulte-ficha

Sobre a Mamona

A mamona é conhecida desde a mais remota antiguidade. Sua origem não está muito bem definida sendo mencionada como asiática, africana e até mesmo americana. No Brasil a mamona é conhecida desde a era colonial. Atualmente os principais produtores são o Brasil, destacando-se a Bahia, e a Índia.

Sobre o Óleo de Mamona Desidratado GH

Da industrialização da mamona obtemos dois produtos: o Óleo de Mamona, que é o produto principal, e a torta de mamona, que é o produto secundário utilizado principalmente como adubo. Após sua extração pode passar por diferentes tratamentos para atender a utilizações específicas. Um destes processos é a desidratação.

O Óleo de Mamona Desidratado GH apresenta-se como um óleo límpido de cor amarelo escuro e odor característico.

Utilização do Óleo de Mamona Desidratado GH

O Óleo de Mamona Desidratado GH é um óleo com excelentes características secativas. Sua principal utilização está concentrada na fabricação de tintas e vernizes.

Aplicação do Óleo de Mamona Desidratado GH

Como os demais tipos de Óleo de Mamona, o Desidratado GH também apresenta bastante versatilidade no seu uso. Destacamos sua baixa viscosidade que aliada ao seu baixo índice de acidez o tornam um óleo excepcional na preparação de vernizes diversos.

Podemos citar algumas aplicações: fabricação de resinas alquídicas, vernizes especiais, diluentes de tintas, esmaltes para veneziana de alumínio, tintas flexográficas, pinturas de tubos, tintas domésticas, entre outras.