maracuja

OUTRAS DENOMINAÇÕES: Maracujá-amarelo, maracujá-azedo, maracujá-mirim, maracujá-suspiro, maracujá-mamão, flor da paixão, maracuiá.

FAMÍLIA DA PLANTA: Passifloracea.

NOME BOTÂNICO DA PLANTA: Passiflora edulis.

DENOMINAÇÕES ESTRANGEIRAS: Passion-fruit seed, maracugià.

botao-literatura

consulte-ficha

Sobre o Maracujá

Nativo da América, o maracujá é uma planta de clima tropical com ampla distribuição geográfica. Esta planta prefere climas quentes e úmidos, sendo cultivado em todos os países tropicais. Necessita de solo arenoso ou levemente argiloso, úmido, profundo, fértil e bem drenado. Atualmente o Brasil é o principal produtor mundial de Maracujá.

O Maracujá, do tupi-guarani maracuiá, a comida que já vem na cuia, é um fruto delicioso de incontestáveis utilidades alimentícias, culinárias e medicinais.

Sobre o Óleo de Maracujá

O Óleo de Maracujá é extraído da semente do maracujá, o percentual de óleo obtido está em torno de 25%.

O Óleo de Maracujá é um óleo de cor amarelada, de sabor agradável e odor suave característico. Comparando-se ao óleo de algodão em valor nutritivo e digestibilidade.

Utilização do Óleo de Maracujá

O Óleo de Maracujá tem substâncias relaxantes, a passiflorina, com aroma que reduz a ansiedade, melhora o sono, diminuindo o stress e o cansaço em geral. O fruto é rico em vitaminas A e C e minerais como cálcio, ferro e fósforo.

Aplicação do Óleo de Maracujá

O Óleo de Maracujá tem uma aplicação muito variada na indústria cosmética: cremes, xampus, loções, óleos, sabonetes, etc. O óleo também pode ser usado tanto na alimentação humana e animal, quanto na indústria de tintas, sabões, alimentos e outras.

Comentários

O Óleo de Maracujá apresenta grande potencial por estar ligado aos produtos originários da Amazônia.